21 de março de 2013

Prático de Navio - Carreira muito promissora - Entrevista

O COCP realizou entrevista com Anselmo Rodrigues Alves, Diretor do Instituto CPM e Oficial de Náutica sobre a carreira de prático. Confira!


COCP - O que é um prático de navio? 


Instituto CPM - Prático é o profissional aquaviário que auxilia os comandantes dos navios nas manobras de atracação, desatracação, fundeio e movimentação do navio em áreas restritas onde o serviço de praticagem é obrigatório. Para isso, é necessário que o prático conheça toda a região onde trabalha: condições normais de vento e corrente na região, efeitos da maré, tipo de solo/fundo do mar, perigos à navegação que possam existir no local, rebocadores e auxílios à manobra disponíveis para o porto em questão e outros detalhes mais específicos para aquela ZP (Zona de Praticagem). 

COCP - Este é um concurso público? 


Instituto CPM - Não. O concurso para Praticante de Prático é para quem tem nível superior em qualquer área de formação reconhecida pelo MEC. Uma vez aprovado e já habilitado, o prático passa a fazer parte de uma empresa de praticagem, podendo associar-se a uma empresa já existente ou criando uma nova. Em ambas as situações, o trabalho será o mesmo em termos de carga horária e remuneração. Assim, o prático tem um salário base mais uma participação de lucro pelos trabalhos efetuados, o que faz sua renda mensal ser muito elevada e acima do que a de quase todas as outras profissões do mundo. 

COCP - Como é o processo seletivo para a carreira de prático? 


Instituto CPM - O processo seletivo é realizado pela Marinha do Brasil, através da DPC (Diretoria de Portos e Costas), com duas fases principais, sendo a primeira uma prova escrita de conhecimentos de Manobrabilidade do Navio, Arte Naval, Navegação em Águas Restritas, Legislação e Regulamentação, Meteorologia e Oceanografia e Comunicações, e a segunda uma prova prática de manobra do navio, normalmente realizada no Centro de Simuladores do CIAGA. Após aprovado em todas as etapas do processo seletivo, o candidato recebe a Habilitação de Praticante de Prático, através da qual pode iniciar o treinamento que tem período mínimo de 1 e máximo de 2 anos, quando então pode ser avaliado para receber a Habilitação de Prático e iniciar as atividades com a remuneração tão sonhada pelos concurseiros de todo o Brasil. 

COCP - Qual é o limite de idade? 


Instituto CPM - O concurso nunca estipulou uma idade limite. Sabe-se que o prático, ao completar 70 anos, deixa de fazer parte do cartão de lotação daquela ZP e abre-se uma nova vaga para a mesma, porém, mesmo após os 70 anos, o mesmo pode continuar trabalhando, o que é muito normal, não apenas por conta da remuneração, mas também pela carga horária extremamente reduzida. Em Santos, por exemplo, um prático trabalha 02 dias e tem 08 de folga, isso sem contar o período de repouso dentro dos dois dias trabalhados nem os 30 dias de férias anuais. 

COCP - Esse é um concurso anual? 


Instituto CPM - Não. Esse concurso não ocorre se não houver vaga disponível. Para haver uma nova vaga, dependemos de alguns fatores, tais como ampliação da região portuária, um prático completar 70 anos ou mudar de uma ZP para outra por meio de concurso, aumento da movimentação de navios na região, e até mesmo a criação de novos portos, o que é hoje uma realidade nacional com a expansão portuária e crescimento do Brasil. 

COCP - Qual a previsão de um novo concurso? 


Instituto CPM - Os últimos concursos ocorreram em 2006, 2008 e 2011, respectivamente. Acreditamos que o próximo seja em 2013 ou, no máximo, em 2014. A hora de iniciar os estudos é agora. Por isso muitos candidatos já iniciaram os estudos. Afinal, passar no concurso de prático é o sonho de muitos concurseiros e investir nos estudos para essa área é uma atitude extremamente inteligente. Muitos alunos estão iniciando os estudos agora, pois o concurso está sendo mais divulgado a cada dia e a concorrência ainda é muito pequena. Em 2006, pouco mais de 500 candidatos participaram do concurso. Em 2011, quando mais pessoas já conheciam o concurso, o número de candidatos ainda foi muito pequeno, 1.973 inscritos, sendo que muitos ainda faltaram a prova porque estavam embarcados. 

Para mais informações, sugerimos que entrem em contato com nossa equipe de atendimento pelo telefone (22) 2522-1330 ou diretamente pelo portal www.institutocpm.com.br.

42 comentários:

  1. Gostaria de alertar a todos os leitores, que o concurso está sendo bem concorrido sim, e não é como está decrito na reportagem acima. O grau de instrução dos concursados é muito grande, diversos alunos do ime,ita,efomm, en, auditores fiscais estaduais do inss receita federal, delegados da policia federal, agentes da policia federal, até mesmo generais do exercito aposentados, almirantes......Logo a conclusão é que as pessoas que prestam esse concurso possuem grau de instrução muito elevado, sem falar no investimento mínimo de 60 mil reais para a segunda fase(simulador) que não é fácil.....então para vc que pretende estudar, seja bem persistente...... a grande maioria dos cursinhos que estão preparando , não são bons e a melhor forma de se preparar é estudando sozinho....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber como conseguir os melhores materiais para o curso de prático: livros, apostilas, exercícios, últimas provas, mapas mentais, vídeoaulas para concursos, cursos em pdf, etc. Tenho interesse em fazer o curso!!.
      Quem puder ajudar, por gentileza, passe a informação para xande238@hotmail.com

      Excluir
  2. Quanto a remuneração superior a RS100 mil, isto não é verdade, acho uma covardia pessoas que ficam postando em blogs, sites e etc......valores infundados e inverídicos.....pessoal procurem se informar mais sobre isso, no nordeste existem portos que atracam somente 3 navios por mês, como é uma cooperativa com 4 práticos, o salário nem chega perto disso...os praticantes lá estáo sobrevivendo com uma bolsa de 2 mil reais....
    existe porto no Sul que tb paga muito menos que o valor acima!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de Rio Grande, tenho amigos que passaram no último concurso da praticagem, e a média de remuneração deles é 80-100 mil por mês.

      Excluir
    2. Amigo você está por fora sobre o salario, pois já passa dos 140 mil reais...

      Excluir
    3. uma coisa é certa, meu marido é PON e nao tem do que reclamar. Ao ano trabalha 6 meses ( um mês em casa e outro embarcado) em uma empresa americana de grande porte. Conheci ele quando era estudante no Ciaba, e eu vi o quanto a vida dele mudou. É uma profissao que requer tempo e paciencia, e tambem gostar do q faz. Tem um otimo retorno financeiro, e muitas vantagens!

      Excluir
  3. E as fraudes que ocorrem neste tipo de concurso??? Todos já esqueceram?!

    ResponderExcluir
  4. tudo chororô p tentar espantar a concorrência das vagas!!!! estuda pow, em vez de ficar falando mentira!!!

    ResponderExcluir
  5. Tenho amigos que são Práticos e familiares que foram Práticos.

    Prático sobrevivendo com salário de 2 mil reais e portos no NE que atracam somente 3 navios por mês foi ótima!

    O casseta e planeta perde muitos talentos nesses blogs.

    ResponderExcluir
  6. Creio que o Brother ai que diz que o post é tudo mentira, que tem prático sobrevivendo com 2 mil reais, mora em outro planeta... só pode!!! Esse está muito por fora!!!
    Ou então está com medo da concorência, e quer assustar os outros candidatos!! Isso significa que ele não é bom o suficiente para estudar e se dedicar... Mas é isso ai pessoal, essas pessoas não irão muito longe!!
    A profissão de Prático é sim a mais bem remunerada, e que uma vez passando a pessoa está com a sua vida bem estabilizada em relação os financeiro para o resto da vida...
    Então estudem, se dediquem e corram atrás do sonho de vocês!!!!
    P.s.: No final de tudo o salário irá recompensar todas as noites em claro estudando!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Luis Fernando Melo20/8/12 8:37 PM

    cai pra dentro quem quer concorrer!!!!

    ResponderExcluir
  8. é isso aí, vou meter a cara nos estudos para depois enfiar a mão na dinheirama que vou ganhar, vale a pena com certeza

    ResponderExcluir
  9. Independentemente de tudo isso, vejo os práticos como uma excelente profissão e são muito respeitados dentro dessa área, apesar de alguns não merecem tanto! Vou correr atrás disso, é muito bom o salário, a estrutura que eles tem é ótima e as folgas? KKKK... Quero isso para mim sim!!!

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, o salário de prático e praticante varia muito nas regiões menos e mais movimentadas de navios nos portos, quem é prático na região norte ganha muito menos na região sudeste. Este concurso é concorrido mesmo, os maiores candidatos já estão na Marinha, ou excessem alguma função como engenharia naval, e outros. Por isso o nível é muito elevado, mas aqueles que tem qualquer nível superior precisam se preparar nos cursos preparatórios que as escolas oferecem, senão não vai passar, o único segredo é estuda, e saber se organizar. Lembrando-se, 100 candidatos somente 10 estudam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o melhor curso para preparação?
      Existem cursos com videoaulas on line, ou em pdf que sejam de excelente qualidade?
      Onde posso adquirir materiais específicos relacionados ao concurso?
      Por gentileza, quem tiver maiores informações, me passem email : xande238@hotmail.com

      Excluir
  11. mas essa reportagem nao abordou certos requisitos exigidos no edital, pelo menos anterior a este exemplo;

    requisitos para inscrição: ser da Marinha Mercante ( oficial de Nautica ou Maquinas) com tempo de exp minimo fixado no edital ou oriundo da Marinha do Brasil (oficial 2 Ten ou superior) com tempo de exp minimo fixado no edital
    ou Capitão Amador , mas cumprindo monte de requisitos tbm

    ResponderExcluir
  12. Fluencia em ingles para fazer entrevista , tem ou tinha carater eliminatorio

    ResponderExcluir
  13. salario do pratico, pelo que ja li, varia de acordo com a Zona de Praticagem, tempo de exp, numero de operações feitas, ate tipo de embarcação e carga tambem...

    ResponderExcluir
  14. No Porto de Suape em PE conheci um prático que atracou 03 navios em 01 madrugada. Sou leigo no assunto; mas o cara é milionário.

    ResponderExcluir
  15. Caros,
    Aos amigos que acharam que é piada que tem Prático ganhando R$2.000,00 sugiro que se informem mais. Nos Capitais do Nordeste, com algumas exceções, os Práticos continuam ganhando muito bem, porém em Portos que não são Capitais a coisa é diferente. O valor é esse mesmo, ou menos, podem acreditar. Sugiro que comecem a pesquisa por exemplo por Areia Branca - RN, depois Imbituba, e por aí vai. Das Capitais, pesquisar Natal, Maceió, Aracaju. Esses ainda ganham bem, mas nada próximo das cifras fora da realidade citadas. É bom também que todos saibam que este concurso está com um número de vagas extremamente exagerado. Há informações seguras de que somente a Bacia Amazônia (ZP-1) precisará de mais Práticos. Nas outras ZPs não há necessidade nehuma. Os Praticantes aprovados em 2011, em concurso que foi realizado para cobrir a previsão de crescimento dos próximos anos, ainda estão treinando, ou seja, ainda nem são Práticos. As Praticagens no Brasil, com exceção da ZP-1 está atendendo sem problemas ao movimento. Em 2013 entrarão mais oitenta e poucos Práticos aprovados em 2011. Haverá uma boa sobra. Onde encaixar então os duzentos e seis que serão aprovados neste concurso? Vai haver muito Prático para pouco Navio. Todos os concursos até hoje foram abertos mediante um estudo técnico de necessidades, inclusive com consulta às diversas entidades relacionadas. Desta vez foi diferente. A decisão foi Política, por uma série de Pressões que vem ocorrendo nesta área. Basta verificar os números: A Lotação da ZP-1 foi aumentada em 60 por cento. A Lotação das demais ZPs foi aumentada em 50 por cento, tudo por igual, cálculo simples e direto sem Estudo Nehum. Obviamente a remuneração vai cair drasticamente. Pelo menos para quem quiser bastante folga, garanto que vai ter. Sugiro que pesquisem na Internet notícias com o Título "Operaçao Padrão", bem como pesquisem as novas medidas tomadas com o anúncio da Nova Lei dos Portos - Mudanças na Lesta e RLesta e criação da "Comissão para Assuntos de Praticagem" pelo Governo. É melhor os que farão este concurso saberem o que se passa agora do que serem surpreendidos depois. E o salário... óh...

    ResponderExcluir
  16. Amigos, tenho uma dúvida. Moro em Salvador e pelo que me informei aqui não há escolas preparatórias nem para a prova escrita, nem para a prova prática-oral. Estudar para a prova escrita a gnt faz com os livros, mas e para a prova prática? Como posso me preparar para ela? Após a prova escrita, quanto tempo leva para convocarem para a prova prática? Lembrando que sou eng eletricista e nao entendendo patavinas de navegação.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danilo! Vou chamar o cara que sabe a resposta de sua dúvida. Aguarde por aqui.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  17. Ola amigos, sou formado em ADM e estou me preparando para varios concursos, gostaria de saber oque preciso para participar de concurso de Pratico??

    ResponderExcluir
  18. Olá Pessoal ,

    Sou formada em Comex e vou começar minha preparação para me tornar prática,não tenho pressa e este plano é para daqui uns 5 anos q vou me preparar.

    Vi um curso a distância para ser aquaviário da seção de convés ou de máquinas e de nível 4,esse curso é pago? Ou tenho que fazer alguma prova para ter direto a ele?

    Espero que esse papo de Cartel seja balela nos dias de hoje!

    Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  19. Olá pessoal, tenho muitas dúvidas, então se alguém tiver paciência de me responder agradeceria muito!

    Tenho 17 anos e irei prestar vestibular nesse ano, mas não sei em que faculdade entrar. Tem alguma formação que poderá me ajudar no processo seletivo à prático (geólogo, biologia marinha, ect...). Supondo que esteja fazendo uma faculdade e sabendo falar inglês, ainda restaria a formação náutica. Desta última como faço para me formar? Tenho que pagar ou passar em uma prova? Bom quem poder esclarecer, muitos thanks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc entra em uma das duas escolas no Brasil q formam os oficiais, o CIAGA no Rj ou CIABA no Pa. Estudar muito nunca é demais, afinal vem estrangeiros atravez de provas "vestibulares" que fazem! Entrar em uma escola dessas nao é pra quem quer e sim pra quem estuda dia e noite. Mas ao final dos 4anos, afinal 1 é de estagio, vc tem uma otima remuneracao. Se for Pratico entao. . .

      Excluir
  20. Danilo, primeiro nadei em rio, fui para o mar, aprendi a remar e depois a navegar, agora vejo que preciso estudar. Como ver começamos pelos extremos, vc de um lado e eu do outro, (roda-roda). vamos nos unir e quem sabe passar nesse concurso. para quem sabe o significado da palavra "calunga", tem tudo para conseguir seu objetivo. boa sorte em seus estudos.

    ResponderExcluir
  21. O irmão da minha supervisora é prático e ela me disse que não tem peixada nem coisas mirabulantes para passas no concurso, tem sim é que estudar, e estudar muito. Portanto, tem comentaristas querendo desanimar os concorrentes. Pena que não tenho mais idade nem disposição.

    ResponderExcluir
  22. Eu gostaria de saber mais sobre a profissão.Em que area de estudo eu devo me aprimorar????

    ResponderExcluir
  23. quero ficar milionário porra......já que na megasena tá difícil e trabalhando nessas empresas de merda eu nunca vou adquirir esse feito, a unica alternativa é sendo prático nessa porra mesmo. rumo ao porto de suape.
    e realizar o meu sonho de comprar o meu ap de 5 milhões aqui em boa-viagem, zona sul do recife...
    em breve...................

    ResponderExcluir
  24. e para os pessimistas, fodam-se todos..........hehehe.

    ResponderExcluir
  25. Porra!!!!
    É nós!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. O bagulho é sinistro e a parada é essa, tamo sempre junto e gastando à beça.

    ResponderExcluir
  27. Uma dúvida...pra quem já trabalha a bordo como oficial, em navio de cruzeiros e quiser fazer o prático, alguém sabe como funciona????

    ResponderExcluir
  28. O que me preocupa são notícias como essa:
    http://oglobo.globo.com/economia/praticos-os-flanelinhas-de-navios-ganham-ate-300-mil-mensais-6553997

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o melhor é sair formado pelas escolas Ciaga e Ciaba, assim vc ja sabe o q vai fazer e como fazer. E direto para empresas

      Excluir
  29. me ajudem estou terminando os estudos e quero ingressar na carreira de pratico e preciso de informações de o que fazer se devo fazer algum nivel superior, ou se apenas devo investir em algum curso, por favor quem souber de alguma informação entre em contato comigo pelo email nyaara-abreu1@hotmail.com agradeço desde ja...

    ResponderExcluir
  30. Tenho 17 anos, Praticagem pra mim é determinação. Vou estudar muito! Que venha Bahia Pilots!

    ResponderExcluir
  31. Eder Loureiro12/7/13 8:51 AM

    Bom dia, queria mais informações sobre, sou de Vitória-ES, militar, estou interessado em iniciar os estudos para tal profissão, se possível, mandem algo sobre:
    ederloureiro80@hotmail.com

    Queria saber se há necessidade do inglês fluente. tendo em vista que não sei nada, apenas algumas coisas na escrita, pois na fala....é meu fraco.

    ResponderExcluir
  32. Vamo entrar "vagabundo", é NÓS!!! (Agora eu sou ladrão, Artigo 157 - Racionais) kkkkkkkk

    ResponderExcluir

Top 10 - Concursos Públicos