2 de julho de 2012

Conhecer a banca examinadora e outras dicas

Conhecer a Banca Examinadora é fundamental para o candidato alcançar mais rapidamente a aprovação

Por Cláudio Borba do Eu Vou Passar.

Para conseguir êxito mais depressa, o candidato precisa estar a alguns detalhes que podem abreviar, de forma significativa, o período de sacrifício e renúncia de quem está determinado a ingressar no serviço público por meio de concurso.

Um importante detalhe a ser considerado é relativo à instituição organizadora do concurso, uma vez que o tipo de questão e prova podem ser bem diferentes em função deste fato. As questões podem ser teóricas ou práticas, literais ou interpretativas, baseadas na lei seca ou na jurisprudência ou doutrina, tudo isto em função da banca examinadora.

Atualmente as principais instituições em nível nacional são a Escola de Administração Fazendária - ESAF, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília CESPE-UNB, a Fundação Carlos Chagas ? FCC, o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro ? NCE/UFRJ e a Fundação Getúlio Vargas ? FGV.

Cada uma destas bancas tem as suas características especiais e o candidato deve conhecê-las para que possa se preparar com maior eficiência. Para alcançar este objetivo é importante que o estudante resolva provas de concursos anteriores realizadas pela mesma banca. Desta forma ele consegue captar os macetes que acabam, muitas vezes, por decidir quem será ou não selecionado.

MAIS 12 DICAS PARA CONSEGUIR A APROVAÇÃO

Seguem algumas dicas que dizem respeito a pequenos detalhes que influenciam muito na eficiência e no nível de concentração necessários para realizar uma prova para concurso público:

1. Imagine que o concurso é uma avaliação como as do tempo de colégio: você tem de tirar uma nota para passar. Acertar 80% da prova é uma média que garante a aprovação na maioria dos concursos públicos.
2. Normalmente, cada fase do concurso tem um tipo de prova diferente. Alguns têm só provas objetivas (de assinalar). Outros também têm provas discursivas, exames físicos e até avaliações orais. Prepare-se para todas essas fases.
3. Dias antes, reveja toda a matéria estudada. Alimente-se bem e evite comidas pesadas.
4. Procure dormir bem. Conheça o local da prova com pelo menos um dia de antecedência.
5. Chegue uma hora antes de começar a prova.
6. Se estiver calor, vá com roupas leves. Leve uma blusa para o caso de a sala ter ar condicionado.
7. Separe canetas, lápis, borracha, documento de identidade (original com foto), cartão de inscrição, um lanche (frutas, barra de cereal) e água mineral.
8. Leia com atenção as instruções da prova.
9. Comece resolvendo as questões mais fáceis. A seguir, resolva as mais trabalhosas e, por fim, as mais difíceis, salvo se você tiver a experiência pessoal de que no seu caso a ordem deve ser outra.
10. Leia cada enunciado com bastante atenção para não precisar relê-lo depois.
11. Reserve de 30 a 40 minutos para preencher o cartão de respostas.
12. Fique na prova até o final: batalhe questão por questão. Aos poucos, a ansiedade diminui e você conseguirá resolver o que estava emperrando no início da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top 10 - Concursos Públicos